O QUE É ROCKABILLY?

22 jul

AQUI NESTE POST COLOCAREI A EXPLICAÇÃO DO QUE É ROCKABILLY, SEM MUITAS ENROLAÇÕES.

EMBORA O ROCKABILLY SEJA CONSIDERADO COMO TENDO SURGIDO NO INÍCIO DOS ANOS 50, QUANDO BILL HALEY COMEÇOU A MISTURAR JUMP BLUES COM ELECTRIC COUNTRY, PODE-SE DIZER QUE SURGIU PELO DESENVOLVIMENTO DA MÚSICA COUNTRY DOS ANOS 40 – COM ARTISTAS COMO: TENNESSEE ERNIE FORD (SMOKEY MOUNTAIN BOOGIE), HANK WILLIAMS (ROOTIE TOOTIE), E MERLE TRAVIS (SIXTEEN TONS).

“ROCK AROUND THE CLOCK”, SUCESSO LANÇADO POR BILL HALEY EM 1954, FOI O PONTO DE PARTIDA DO ESTILO, E CATAPULTOU AS CARREIRAS DE DIVERSOS ARTISTAS DO ROCKABILLY. NO MESMO ANO, ENTRETANTO, UM CANTOR CHAMADO ELVIS PRESLEY ( UM QUALQUER AÍ, COITADO… HAHAHA) INICIOU A VERDADEIRA POPULARIZAÇÃO DO GÊNERO COM UMA SÉRIE DE GRAVAÇÕES LANÇADAS PELA SUN RECORDS.

JÁ EM 1958, DIANTE DO DESAPARECIMENTO (PRECOCE) DE GRANDE PARTE DOS MÚSICOS, O ROCKABILLY PRATICAMENTE DESAPARECEU DA MÚSICA POPULAR NORTE-AMERICANA.

NOS ANOS 80, FOI REACENDIDO UM BREVE INTERESSE NO ROCKABILLY. MAIS TARDE, BANDAS MESCLARAM O ESTILO COM O PUNK, FORMANDO UM SUBGÊNERO CHAMADO DE PSYCHOBILLY.

BANDAS ATUAIS DE ROCKABILLY USAM EM SUAS APRESENTAÇÕES COMPONENTES TEATRAIS CARACTERÍSTICOS DOS ANOS 50: O PENTEADO DA EPOCA, ROUPAS RETRÔ E VINTAGE DOS ANOS 50, O SLAP DO CONTRABAIXO, O FINGER-PICKIN’ NA GUITARRA, ACOMPANHADOS PELOS FÃS DA ÉPOCA, DENOMINADOS DE ROCKERS E PINUPS.

EM PORTUGAL ESTE MOVIMENTO ESTÁ PRESENTE E ACTIVO COM BANDAS COMO OS 49 SPECIAL, MEAN DEVILS, TEXABILLY ROCKETS E OS DIXIE BOYS.

NO BRASIL, O GÊNERO É PROMOVIDO POR ALGUMAS BANDAS, ENTRE ELAS: CRAZY LEGS (EM PORTUGUÊS), HENRY PAUL TRIO, RED LIGHTS GANG, ALEX VALENZI & THE HIDEAWAY CATS, GRILOS BARULHENTOS, BIG FISH TRIO, CWBILLYS, ETC.

INFORMAÇÕES RETIRADAS DO SITE: HTTP://WWW.ROCKABILLY.COM.BR/PORTAL/

Uma resposta to “O QUE É ROCKABILLY?”

  1. VICTOR VASCONCELOS 03/18/2014 às 6:48 PM #

    POW EU ADMIRO MUITO O ROCK N ROLL… AO PUNK ROCK…. EU JA FUI PUNK SABES NO VISUAL AI EU VI QUE NAO ERA O QUE EU QUERIA SE PUDESSE ME AJUDA NO ESTILO ROCKABILLY ME DANDO UMAS DICAS SOU DE BELEM DO PARÁ O ESTILO ROCKABILLY E MUITO FRACO QUALQUER COISA ACESSE MEU EMAIL AI CONVERSAMOS MELHOR SOBRE O MOVIMENTO ABRÇS…… ME DEI UMA FORÇA PRA MIM JUNTA GALERA PRA RECORDA O VELHO E SURRADO ROCK N ROLL !!! BJS DE VITOR DE BELEM DO PARÁ!!!!

Deixe uma resposta

